Como funciona o revalida?

Como funciona o revalida é um tema de dúvidas recorrentes para quem deseja estudar medicina no Paraguai. Dessa forma vou aqui esclarecer as principais dúvidas de quem deseja estudar medicina no Paraguai e informar melhor sobre o revalida. Assim estou deixando abaixo os temas que iremos abordar nesse artigo:

  • O que é o revalida?
  • Como funciona as provas
  • Onde é realizado
  • Critérios para realizar
  • Complementação de diploma

O que é o Revalida? Como funciona o revalida?

Segundo a própria definição do site do Inep (Antigo responsável pela realização do exame) revalida podemos definir da seguinte forma – “Trata-se de um rigoroso processo avaliativo, dividido em duas etapas eliminatórias -prova escrita e avaliação de habilidades clínicas, fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da Medicina”. Como funciona o revalida é uma dúvida muito frequente e iremos tentar explicar de forma objetiva aqui.

Conforme podem analisar o texto diz um rigoroso processo avaliativo, porém atualmente muitos alunos formados no exterior já passaram nesse exame. Dessa forma inclusive a universidade upe de medicina no Paraguai tem vários alunos formados e que hoje atuam no Brasil. Sendo assim iremos seguir explicando melhor como funciona todo o processo.

Importante é mencionar que nesse ano está ocorrendo uma restruturação do Revalida, ao qual vai ocorrer agora 2 vezes ao ano. Sendo assim antigamente esse exame era realizado apenas uma vez ao ano, mas agora o cenário mudou. Porém esse processo está em fase de acabamento e esperamos que no próximo ano já ocorra o exame normalmente.

Como funciona as provas

O revalida é composto por 2 exames, de caráter eliminatório, sendo um teórico e outro prático. Dessa forma o aluno que deseja ter seu exame revalidado precisa ser aprovado nas duas etapas. As matérias utilizadas nesse certame são as seguintes:

  • Prova objetiva teórica

Nessa prova são avaliados conhecimentos gerais de medicina, sendo que abrange vários áreas médicas, como por exemplo ginecologia, obstetrícia, legislação do SUS, Clinica médica e outras áreas. Assim é importante mencionar que o aluno precisa de 3 opções, ou seja, estudar o que precisa, na quantidade que precisa e não ficar ampliando conhecimento para a avaliação do exame.

  • Prova prática

Como funciona o revalida? Realizada para verificar se o aluno tem conhecimentos específicos em anamnese do paciente, procedimentos de cirurgia geral e outros. Conforme podem analisar essa parte prática vai analisar se o aluno tem condições efetivamente de atuar.

Onde é realizado o revalida?

O revalida é realizado em todo o Brasil, preferencialmente nas grandes capitais, tais como as do Sudeste, Nordeste, Sul e assim por diante. Embora esse exame seja realizado nas capitais, pode ocorrer de acontecer nos interiores em cidades com uma estrutura acima de 100.000 habitantes. Então esperamos que esteja gostando desse artigo sobre como funciona o revalida.

Muitos alunos nos perguntam o valor para se realizar o revalida que atualmente a matrícula era de cento e poucos reais. Dessa forma você pode analisar que o valor para se realizar o revalida era pequeno, mas pode sofrer alterações.

Critérios para realizar o exame

Os critérios para realização do certame, segundo o último edital, foram os seguintes:

  1. Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil;
  2. Possuir diploma médico expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida
    no país de origem pelo seu Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade
    consular brasileira.

Esses critérios são mencionados no caput do último edital que ocorreu em 2017.  Veja como funciona o curso de medicina no Paraguai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu

Receba Atualizações

Iremos lhe avisar sempre que ter atualizações sobre medicina no Paraguai
Cadastre-se
CADASTRAR
close-link
× Como Posso Ajudar?