Fim do revalida

Será o Fim do Revalida?

O fim do Revalida? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através de nota, afirmou que as datas e regras de novas edições do Revalida, só serão divulgadas após a finalização da etapa de 2017.

A revalidação de diplomas de medicina expedidos do exterior é atualmente realizado pelo Revalida. Assim, este exame é atualmente regulamentado por uma portaria interministerial, porém está em tramitação para que se converta em lei.

Segundo informações obtidas pelo INEP, o revalida vai seguir sendo aplicado, porém com novas regras, afirma a atual presidente. Dessa forma o atraso na aplicação da prova ocorreu devido a diversas ações judiciais que foram impetradas por candidatos. De acordo com um levantamento que realizamos, são mais de 1000 processos contra o órgão em relação a aplicação e conteúdo dos exames, além de candidatos que tiveram suas devidas inscrições impugnadas.

Aproveite e leia este artigo sobre quantos anos dura o curso de medicina no Paraguai

Assim, conforme informado pelo INEP, o exame de 2018 segue adiado até novas orientações. Analisando melhor podemos concluir que de fato o exame de 2018 houve muitas questões que deixaram dúvidas nos candidatos. Pois devido a essa enorme demanda de ações judiciais, o revalida segue adiado até novas orientações.

Segunda etapa do Revalida 2017

A segunda etapa do revalida de 2017 será realizada ainda neste segundo semestre, afirmou a atual presidente do órgão. As datas da segunda etapa de 2017 ainda não foram definidas.

Assim, em nosso ponto de vista, acabou sendo uma falta de consideração do INEP para com seus candidatos, uma vez que faltou gestão por parte da autarquia.

Revalida Etapa 2018

Em nota, o INEP afirmou que vai sim ocorrer a etapa de 2018, porém afirmou que o edital apenas será liberado após a conclusão do certame da etapa de 2017. dessa forma os candidatos que estavam esperando a edição de 2018, é uma excelente notícia, visto que estava circulando um boato de que é o fim do revalida.

Provavelmente, a etapa de 2018 será regida da mesma forma que a etapa de 2017, porém devido a essas ações judiciais, acreditamos que o INEP será mais criterioso na elaboração do edital de 2018. Vale deixar claro que nem todas as ações que foram impetradas podem ter fundamento, o que veremos em pouco tempo.

Crescimento do Revalida

no ano de 2011 até a presente edição de 2017, o número de candidatos que realizaram o Revalida cresceu mais de 14 vezes. Conforme podem analisar, é realmente uma quantidade significativa quando comparado em 2011 quando foi realizada a primeira etapa do exame. Abaixo deixamos um gráfico na apresentação de slides do crescimento de candidatos no revalida.

Então, o Revalida vai Continuar?

Sim, de acordo com as informações que realizamos e com base em informações oficiais sim, o revalida continuará. Dessa forma se você pretende estudar medicina no Paraguai e está com dúvida sobre o curso, fale conosco que iremos lhe ajudar sobre as informações de medicina no Paraguai. 2019.

Realizar Matrícula
Falar Por WhatsApp

5 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como Posso Ajudar?